LEITURA: FERRAMENTA PARA AQUISIÇÃO E TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS

Na edição anterior falamos sobre a Importância da Escola Bíblica Dominical no Incentivo à Leitura Bíblica.
Nesta edição falaremos sobre a leitura, mas sob outro prisma.
Apesar de todo o avanço tecnológico ainda é através da leitura que se realiza o processo de transmissão e
aquisição da cultura.
Muitas pessoas encontram dificuldades na leitura pois encaram-na como uma simples decodificação de sinais
e não se empenham em entender e analisar o que leem. O processo da leitura envolve as seguintes etapas:
1. Decodificação: consiste na “tradução” dos sinais gráficos em palavras.
2. Intelecção: consiste na percepção do assunto.
3. Interpretação: consiste na apreensão e interpretação das ideias, nas relações entre o texto e o
contexto.
4. Aplicação: aplicação do conteúdo da leitura, de acordo com os objetivos que se propôs.
Existem várias modalidades de leitura: oral, silenciosa, técnica, informativa e de lazer. A modalidade de leitura
utilizada pelo professor da Escola Bíblica Dominical, para estudar e preparar a sua aula, é a leitura
informativa. A leitura informativa visa a aquisição de conhecimentos. Segundo alguns autores a leitura
informativa possui as seguintes etapas:
1. Leitura Prévia: Corresponde a uma leitura “por alto”, para ter contato com o texto. A finalidade desta
leitura é dar uma visão global do assunto e possibilitar ao leitor verificar a existência de informações
úteis para seu objetivo.
2. Leitura Seletiva: Consiste na seleção das informações que interessem à elaboração do trabalho em
perspectiva.
3. Leitura Crítica: É a etapa que envolve a compreensão e o julgamento das ideias contidas no texto.
Conhecendo como funciona o processo, as modalidades de leitura, e as etapas da leitura informativa, segue-
se um outro processo que é a Análise de Texto.
Análise de texto é a decomposição de um texto em suas partes constitutivas, para perceber o valor e o
relacionamento que guardam entre si e para melhor compreender, interpretar e sentir a obra como um todo
completo e significativo;
O objetivo da análise do texto é: aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto e
familiarizar-se com os termos técnicos, ideias, hierarquizar o conteúdo do texto; perceber que as ideias se
relacionam e, identificar as conclusões e as bases que as sustentam.
Podem ser apontados três tipos de análise de texto:
1. Análise Textual: leitura que tem por objetivo uma visão global, assinalando: estilo, vocabulário, fatos,
doutrinas, época, autor, ou seja, um levantamento dos elementos importantes de textos.
2. Análise Temática: apreensão do conteúdo, ou tema, isto é, a identificação da ideia central e das
secundárias.
3. Análise interpretativa: consiste numa análise crítica ou avaliação; discute e julga as ideias contidas
no texto.
Utilizando as técnicas de leitura, e de análise de texto, o professor da EBD estará melhor preparado e
transmitirá, com mais propriedade, os conteúdos.

Pr. Fábio Magalhães
Setor 116

Fabio Magalhães

Fabio Magalhães


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