Coronavírus se propaga mais rápido no Brasil que na China, diz Guedes

O ministro Paulo Guedes (Economia) disse que projeções do Banco Central (BC) mostram que a velocidade de contágio do coronavírus no Brasil é mais rápida do que em países como a China e a Itália.

A informação foi revelada em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo na manhã deste domingo (15.mar.2020), publicada nesta 2ª feira (16.mar).

“O BC tem modelos estatísticos, altamente matemáticos, que permitem modelar qualquer coisa. Modelaram a velocidade de contágio […]. A inclinação de contágio nos modelos do BC é mais rápida do que nos outros países. Estados Unidos e Brasil estariam com a taxa de contágio mais rápida do que ocorreu na própria China e na Itália”, afirmou.

O ministro disse ainda que não lembrava exatamente quais eram os números divulgados, “mas era algo assim: na Itália era previsão de 60% de contágio e aqui, de 80%. Podemos atingir o pico em 1 mês. Mas tudo vai depender da prevenção”.

De acordo com o ministro, a informação lhe foi passada na reunião feita com congressistas na última 4ª feira (11.mar.2020), quando o presidente Jair Bolsonaro lhe “confiou a missão política” de ir ao Congresso pacificar a relação entre o Executivo e o Legislativo.

Para monitorar o avanço dos efeitos do coronavírus, a equipe econômica criou 1 grupo que irá apresentar medidas. Mas, como principal solução para a crise econômica, Guedes voltou a sugerir as reformas estruturais como a administrativa e a tributária.

“As reformas trarão as bases para gerar crescimento, emprego e renda após o surto, lá na frente. Apresentei 16 reformas —uma por semana. Minha 1ª reação à crise do coronavírus foi estruturante: reforçar o sistema imunológico da economia”, disse.

Ao ser questionado sobre como o Congresso atuará em meio a quarentena e o afastamento de deputados e senadores, Guedes respondeu sem a certeza da possibilidade do voto remoto: “Façamos o teletrabalho. Vão para casa, conversem com os assessores pelo telefone e preparem o voto”.

Fonte https://www.poder360.com.br/

Aguinaldo Lopes

Aguinaldo Lopes


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *